Biografia de Galton

 

Francis Galton (1822-1911)

Francis Galton nasceu em uma família socialmente abastada como o mais novo de nove filhos de um próspero banqueiro. Aos 16 anos, começou a estudar medicina, mas depois se interessou pela matemática e se formou nesta área. Após a morte de seu pai, ele viajou e estudou parte da África, escrevendo muito sobre suas viagens e tendo muito sucesso com isso. Ele também criou instrumentos meteorológicos e mapas aperfeiçoados que ainda são usados hoje.

Durante toda a sua vida, Galton produziu mais de 340 artigos e livros sobre diversos temas, como a distribuição geográfica da beleza, a moda, as impressões digitais, a eficácia da oração religiosa e o levantamento de peso. Ele criou o conceito estatístico de correlação e amplamente promoveu a regressão à média. Além disso, inventou várias coisas, incluindo um periscópio, um dispositivo para abrir cadeados e uma versão inicial da impressora de teletipo.

Galton foi o primeiro a aplicar métodos estatísticos para o estudo das diferenças e herança humanas de inteligência e introduziu a utilização de questionários e pesquisas para coletar dados sobre as comunidades humanas. Como pesquisador da mente humana, fundou a psicometria e a psicologia diferencial.

Ele era primo de Charles Darwin e, baseado em sua obra, criou o conceito de "eugenia", que seria a melhora de uma determinada espécie através da seleção artificial. Sua tese afirmava que um homem notável teria filhos notáveis. No entanto, suas crenças sobre a "raça" humana poderem ser melhoradas através da eugenia, que envolvia evitar "cruzamentos indesejáveis", eram fundamentadas em um sentido racista. Ele promoveu a eugenia em um contexto de desigualdades sociais e econômicas, que ele observou em suas viagens para países explorados por países europeus. Isso levou a pensamentos orgulhosos e odiosos que persistem até hoje, como a segregação de pessoas com base em fundamentos racistas.

Os testes de inteligência desenvolvidos por Galton para selecionar homens e mulheres brilhantes para reprodução seletiva são obras que promovem esses ideais e reafirmam o senso de superioridade eurocêntrico. Além disso, sua ideologia teve um papel fundamental na formação do fascismo e nazismo como paralelos do ultranacionalismo e afins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologias das investigações

Resultados da antropometria